segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Lado Negro sempre prevalece...




É sério! Após alguns estudos feitos por cientistas desocupados, descobriu-se que aquele papo de que "no fim, o bem sempre vence" é um enorme amontoado de bosta de lhama. Lhes darei cinco razões que provam que os Rebeldes foram sortudos. Luke, Han, Leia e até aquele anão estranho que escapou com o Lando, todos deveriam ter dado de cara com a morte quando combateram o Império, e não apenas pelos números maiores e tecnologia superior.

Annie e seus soldados planejaram cada mínimo detalhe, até mesmo a cor das naves e a voz robótica do Sith Lord, seguindo o que a ciência diz que funciona.


É cientificamente comprovado que a cor preta intimida as pessoas





No início do Episódio IV, os Stormtroopers estão ferrando de vez com os Rebeldes. Quando a fumaça começa a diminuir, entra um gigante de dois metros vestido de preto. Imediatamente, percebemos que esse cara é mau pra caralho, e ele ainda não fez nada além de aparecer na tela por poucos segundos.




Ah, ele também estrangula um cara usando apenas uma mão...



Eu sei o que vocês estão pensando: Grande merda. Caras maus sempre se vestem de preto. É uma maneira simples para fazer com que a audiência saiba que eles são maus.

É, mas... Por quê? Por quê esta cor, em específico, teria alguma emoção ligada à ela, ainda mais medo e intimidação?

Afinal de contas, preto nos deixa mais agressivos. Pesquisadores, lá pelos anos 80, descobriram que times de qualquer esporte que usassem uniformes desta cor, cometiam mais faltas e jogavam de uma maneira mais "suja", e não era mera coincidência. Times que trocassem a cor do uniforme para preto durante os torneios, subitamente causavam mais faltas e chamavam o juíz de viado mais frequentemente.

A resposta para isso pode estar no nosso medo de doenças e sujeira. Experimentos mostram que pessoas não só conectam o preto à maldade e imoralidade, mas também à contaminação e doenças ( se você percebeu que um de seus dentes está preto, não vai achar que é uma coisa boa).

Então, quando as pessoas veem o preto, é parte do nosso instinto ter pensamentos de morte e maldade que, ao menos na cultura Ocidental, motivam a agressividade.

No universo de Star Wars, como no nosso, é bem certo que as pessoas cagarão nas calças quando um Sith Lord vestido de negro invadir a sua nave.



Ao contrário disso...




Ter pensamentos maus e cerrar os punhos te faz mais forte





Vadinho fala muito sobre esmagar a escória Rebelde, trazer seu filho para o negócio da família e dominar a galáxia, mas você vai notar que ele estará sempre, ou agarrando coisas (seu cinto, sabre-de-luz, braços da cadeira, gargantas Rebeldes) ou cerrando seus punhos, como quando ele entra na base de Hoth ou está tentando convencer alguém sobre o poder do Lado Negro.



"Temos um ótimo plano de saúde!"



Na verdade, a única vez em que as mãos de Vader estão completamente abertas, em todos os filmes, é quando ele está as usando para bloquear os tiros de laser...


Experimentos mostram que agarrar algo, fisicamente, aumenta sua resistência e força de vontade mental. Isso foi provado em uma grande série de experimentos; em um, descobriram que a pessoa poderia resistir à dor pelo dobro de tempo (neste caso, por deixar as mãos em água congelada) se ela agarrasse firmemente algum objeto. Já outro estudo mostra que estudantes de uma universidade resistiam muito mais à tentação de comer "junk food" se entrassem na lanchonete do campus com os punhos fechados e mais tensos. Cerrar os punhos simplesmente te deixa mais forte.

E bater em alguém também te deixa mais forte!



E sabe o que te faz mais forte ainda? Ter pensamentos malévolos. Sim, um estudo em Harvard fez com que três grupos segurassem um peso de 2Kg pelo máximo que pudessem. Um grupo tentava enquanto não tinha nada em mente, o outro enquanto imaginavam-se fazendo boas ações ( escrevendo uma história em que eles faziam coisas legais, por exemplo) e o outro fazia enquanto pensava em coisas "más" (por exemplo, ser forçado a escrever uma história em que você vai para o Lado Negro).

A pior performance veio do grupo que não pensou nada em particular. Pensamentos bons adicionaram 10 segundos à performance deles. Mas os Siths derrotaram ambos. Meio que explica como Luke pôde derrotar Vader quando ficou extremamente puto, cedeu ao Lado Negro e dois segundos depois negou tudo...




Putinha!



Arrogância inspira confiança




Vader não é um cara humilde. A primeira vez que ele se encontra cara-a-cara com Luke, ele diz: "Se una a mim, e juntos, comandaremos a galáxia como pai e filho!" Quando eles se encontram novamente no próximo filme, com a mesma confiança, Vader diz: "Você subestima o poder do Lado Negro. Se você não lutar, então encontrará o seu destino."

Caralho, é só olhar pro jeito que ele se mantém.



É assim que se ganha amigos e influencia pessoas.



Luke diz à Vader e ao Imperador que o excesso de confiança é a fraqueza deles. Ele está muito errado.

Primeiro, só de ficar parado como o Vader seu nível de testosterona chega ao máximo, de acordo com os estudos. É a evolução, agir como o "alfa" do grupo utilizando a linguagem corporal cria mudanças que fazem com que você assuma o posto.


Da mesma maneira que se vestir de policial
é o bastante para conseguir drogas de graça.




E enquanto associamos o orgulho e a arrogância com idiotas preguiçosos que estão marcados para receber seu castigo, um estudo comprova que pessoas que receberam um impulso no ego antes de saírem para completar alguma tarefa, trabalharam durante mais e tempo e mais duramente do que seus humildes companheiros. A sua arrogância os tornou mais efetivos.

Não só isso, mas eles também foram vistos como sendo mais dominantes e simpáticos pelos outros participantes. Experimentos mostram que pelo mais que digamos que odiamos pessoas arrogantes e orgulhosas, quando cruzamos com alguém agindo como o "fodão", tendemos a assumir que essa pessoa realmente é.


"Agir como o fodão" é o único motivo para toda a fama de Boba Fett



Então, a enorme arrogância de Vader também seria muito útil para fazer com que Star Destroyers cheios de subalternos fizessem qualquer porcaria que ele ordenasse.


Desgraça e melancolia o tornam mais esperto




Por uma única razão eles chamam a sua causa de "O Lado Negro". Já viu Vader rir? Ou qualquer um dos troopers ou membro da tripulação? Já viu qualquer um deles sorrir, mesmo quando estão vencendo?



O Imperador sorri, mas ele é só um cara positivo.



Agora olhe para o interior da Death Star e dos Star Destroyers. Alguma decoração? Quadros na parede, talvez? Qualquer cor além do cinza?

Nope, é um cinza triste e preto onde quer que você vá. Sem piadinhas, sem jogos, sem alegria.





Tristeza nos torna em melhores pensadores. Um professor de psicologia em alguma Universidade-que-não-é-brasileira realizou um experimento onde os voluntários deveriam fazer julgamentos baseados em mitos urbanos ou rumores. Ele descobriu que os indivíduos considerados tristes eram mais céticos e tinham um pensamento mais crítico. Mais inacreditável ainda, ele descobriu que os mais tristes também eram os mais convincentes. Ele e seus colegas criaram um experimento onde voluntários tristes e felizes deveriam argumentar sobre assuntos variados. Cientistas e estudantes universitários os avaliaram. No geral, os voluntários depressivos escreveram argumentos mais convincentes.

Assim, operar em um ar de tristeza opressiva te faz mais convincente. Pode vir a calhar, se você tipo, estiver tentando realmente trazer alguém para o Lado Negro da Força.




Outro experimento testou a percepção e a memória das pessoas durante sete dias alegres e ensolarados e em sete dias cinzentos e nublados. Elas foram mais perceptivas e tinham uma melhor memória de quando o que os rodeava era o preto e a falta de cor. Como o cinza em um Crusador Imperial.

Um Stormtrooper triste, é um Stormtrooper mais atento, convincente e pensativo.


Porém, sua mira continua péssima...




Falar com uma voz profunda




Eu entendo porque o Darth Vader usa aquela roupa e o capacete. É um sistema de suporte de vida que o ajuda a respirar e manter as funções corporais. Mas, por quê ele eletronicamente aprofunda a sua voz? Todos sabemos que ele não falava como James Earl Jones quando foi para dentro da armadura, até mesmo sem as prequels, ouvimos Vader falando como um cara normal quando Luke tira sua máscara.



Ele até toca gaita!



Mas é claro, nas prequels vemos aquela eterna voz pré-adolescente de Anakin ser injetada com uma boa dose de James Earl Jones após um bem-merecido banho de lava. Isso foi uma melhoria tão grande no personagem que, às vezes, eu fico imaginando o por quê de Jake Lloyd não ter se atirado em lava no momento em que ele apareceu na tela, no Episódio I.


Seria um personagem muito mais bem aproveitado.



Experimentos mostram que uma voz profunda é uma maneira certeira de estabelecer domínio com quem você está falando.

Homens veem outros homens com voz profundo, como homens dominantes. O contrário acontece, também; essa percepção de domínio, seja deles próprios ou de outro alguém, afeta como um homem fala com outro. Insconscientemente, eles baixarão a voz caso pensem que podem chutar a bunda do outro cara, e falarão em um tom mais agudo se pensarem que não podem.

Não fazemos isso de propósito, a maioria dos caras não chega a perceber a mudança na voz, a não ser, é claro, que você seja James Earl Jones e a sua voz seja a mais profunda da sala.





Basicamente, Darth Vader sempre será considerado uma das pessoas mais dominantes do universo, não importa onde ele vá, tudo por causa de sua voz estrondosa.



Os estrangulamentos ajudam, também.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...