sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Soldados que humilham Rambo








Todos sabemos que filmes de ação são ficção. Quer dizer, um soldado invade uma base com duas MG42, mata todos os inimigos, explode metade do lugar, salva os reféns, pega a mulher gostosa e ainda tem tempo de voltar pra casa e assistir o Jornal Nacional?

Na verdade, sim. Acontece que os livros de história estão cheios de casos sobre soldados fazendo coisas tão incríveis, que os diretores tem receio de fazer um filme com suas histórias, com medo de acabar com o realismo. Como estes, por exemplo:



Simo Hayha






Simo Hayha tinha uma vida muito chata na Finlândia. Ele serviu um ano obrigatório no exército e depois saiu para se tornar fazendeiro. Mas, quando a União Soviética invadiu sua terra em 1939, ele decidiu ajudar seu país.

Como a maior parte da batalha ocorreu em florestas, ele percebeu que a melhor maneira de parar a invasão seria pegar seu rifle, algumas latas de comida e se esconder em uma árvore passando o dia inteiro atirando em russos. Sob 2 metros de neve. E a 40º abaixo de zero.



Você consegue encontrá-lo? Os russos também não.




Quando os russos ouviram as notícias de que dúzias de seus homens estavam morrendo para uma única pessoa, eles se cagaram de medo. Hayha ficou conhecido como "A Morte Branca" por sua camuflagem branca, e eles criaram missões inteiras envolvendo uma enorme quantidade de tropas somente para matar um único homem.

Começaram enviando uma força tarefa para encontar Hayha. Ele matou todos.

Então, eles tentaram juntar um time de counter-snipers (basicamente, snipers que matam snipers) e os enviaram para acabar com Hayha. Ele matou todos, novamente.







Em 100 dias, Hayha matou 542 pessoas com seu rifle. Ele derrubou mais ou menos 150 com uma sub-metralhadora, elevando sua contagem de corpos para 705.

Como todos os soldados disponíveis estavam morrendo de medo de se aproximar dele, os russos simplesmente bombardearam todos os lugares em que ele poderia estar. Supostamente, eles acertaram o local, e ele foi atingido por uma nuvem de estilhaços que queimou seu casaco, mas não o feriu, porque ele é a porra da Morte Branca, cacete.

Finalmente, em 6 de março de 1940, algum bastardo cagão acertou um tiro, com uma bala explosiva, na cabeça de Hayha. Quando outros soldados o encontraram e o trouxeram de volta para a base, ele estava sem metade da cabeça. A Morte Branca finalmente havia sido parada...






... por mais ou menos uma semana. Ao invés de morrer ou ficar com alguma síndrome por ter levado um tiro na cara, ele estava vivo e muito bem, e recuperou a consciência no dia 13 de março, o mesmo dia em que a guerra acabou.


A melhor adaptação que Hollywood pode fazer sobre Hayha foi Bob Lee Swagger ( Mark Wahlberg) em Shooter.





Neste filme, Markinho é um ex-sniper que vive exilado tentando fugir dos fantasmas de seu passado. Ele é chamado pelo FBI para saber se caso ele (hipoteticamente) quisesse matar o presidente, como ele (hipoteticamente) o faria? Eles contam que ele é o "the best out there" pois após anos de treino no deserto, ele matou 70 homens com um desses:







Tirando o fato de que Hayha matou mais de 10 vezes o número de homens e passou somente pelo treinamento militar básico, ele o fez em uma temperatura de -40º, no meio de uma floresta. E tudo com um desses:









Yogendra Singh Yadav











Yadav era um membro do batalhão Indiano de granadeiros durante um conflito com o Paquistão em 1999. A missão deles era subir o Tiger Hill e neutralizar 3 bunkers no topo. Isso significava subir uma montanha de gelo com mais de 100 metros de altura. Como eles não queriam subir individualmente, cada um com um par de machados de gelo, decidiram que enviariam um cara para cima e que ele atiraria cordas para os demais. Yadav, tendo bolas de aço, se voluntariou.

Na metade da montanha da perdição, inimigos em uma montanha próxima abriram fogo contra as tropas com um RPG e depois com uma chuva de balas de metralhadora. Metade do esquadrão morreu, incluindo o comandante, e o resto estava separado e desorganizado. Yadav, apesar de ter levado três tiros, continuou subindo.





Quando atingiu o topo, um dos bunkers que ele teria que neutralizar, abriu fogo. Yadav correu em direção à saraivada de balas, atirou uma granada pela janela e matou todos lá dentro. Porém, o segundo bunker abriu fogo, então ele correu em direção a eles, tomando tiros enquanto o fazia, e matou quatro soldados, altamente armados, com as mãos nuas.


Enquanto isso, o restante do esquadão estava parado no topo da montanha olhando pra ele e dizendo "cara, que porra é essa?!" Então, eles foram e tomaram o último bunker sem muito esforço.

Por sua bravura e cojones de aço, ele recebeu a Param Vir Chakra, o maior prêmio militar da Índia. Ao contrário da Medalha de Honra, a Param Vir Chakra só é dada para "a mais rara das raras bravuras que está acima dos deveres de um soldado e que na vida normal é considerada impossível de se realizar." Isso mesmo, você tem que quebrar as leis da realidade para poder ter a chance de receber uma dessas.

Ela só foi dada 21 vezes, e dois terços dos que receberam, morreram no processo. Inicialmente, pensava-se que Yadav também tinha morrido, mas acontece que só o confundiram com alguém menos badass. Ou eles simplesmente imaginaram que nenhum ser humano poderia sobreviver a uma perna quebrada, um braço esmagado e 10 ou 15 tiros de uma única vez.

A melhor adaptação hollywoodiana de Yadav é John McClane ( Bruce Willis) em Duro de Matar.





McClane tem um registro impressionante que prova o quão metálicos são seus cojones, subindo atráves de fossos de elevador e matando dezenas com as mãos nuas, como Yadav, exceto que o indiano tomou mais balas em 10 minutos do que McClane levou na série inteira, e tudo isso sem parar pra descansar. E mais, ele tinha apenas 19 anos! Tente imaginar um Bruce Willis adolescente correndo por aí distribuindo socos e tiros em terroristas.







Jack Churchill









Um comandante aliado na Segunda Guerra Mundial e um fã declarado de surfe, Capitão Jack Malcolm Thorpe Fleming Churchill, conhecido como "Lutador Jack Churchill" ou "Jack Louco" foi basicamente o filho da puta mais louco que existiu durante a guerra inteira.

Ele se alistou para comandar uma missão, sem saber ao menos o que era, mas sabendo que parecia perigoso, portanto, divertido. Ele é mais conhecido por dizer que "qualquer oficial que vá para a batalha sem sua espada está impropriamente vestido", e também por carregar uma espada durante as batalhas. Na 2ª Guerra Mundial. E não uma daquelas coisas de fresco que os marinheiros carregam. Não, Jack carregava a porra de uma claymore. E ele a usava, também. Ele recebeu crédito por capturar 42 alemães e um esquadrão de morteiros durante a noite, usando somente sua espada.









Churchill e seu time receberam a tarefa de capturar um forte alemão criativamente chamado de "Ponto 622". Jack tomou a liderança, correndo à frente do grupo na escuridão da noite através de arame-farpado, minas e granadas. Apesar de sua unidade ter feito o máximo para acompanhá-lo, somente seis deles conseguiram enquanto todo o resto acabou perdendo para coisas ridículas, como a morte. Desses seis, metade estava ferida e tudo o que eles possuíam eram pistolas. Então um morteiro caiu e matou/feriu mortalmente qualquer um que não fosse Jack Churchill.

Quando os alemães o encontraram, ele estava tocando uma canção em sua gaita de fole...

... Ele sempre carregava ela para as batalhas, junto com sua espada gigante...


Após ser mandado para um campo de concentração, ele ficou entediado e saiu. Só andou para fora. Eles o pegaram novamente e o mandaram para um novo campo. Então ele saiu de novo. Após andar 240km com somente uma lata de cebolas em conserva para comer, ele foi encontrado pelos americanos e mandado de volta para a Inglaterra, onde exigiu que fosse enviado de volta para o campo de batalha, só para descobrir ( com grande decepção) que a guerra tinha acabado enquanto ele caminhava. E como ele disse para um de seus amigos: "Se não fosse pelos malditos americanos, nós poderíamos ter levado a guerra por mais 10 anos!"


O melhor que Hollywood pode criar foi o Coronel Bill Kilgore ( Robert DuVall) de Apocalypse Now, da frase " I love the smell of napalm in the morning."



Verdade seja dita, eles são praticamente a mesma pessoa. Ambos se sentem em casa no campo de batalha, tem as mesmas filosofias de guerra e ambos parecem ser imunes e tiros e morteiros. Churchill é basicamente, uma versão louca e escocesa de Kilgore. Com uma espada grande pra caralho. Como se Kilgore fosse atuado por William Wallace de Coração Valente.



Alvin York






Nascido em uma família de agricultores do Tennessee, York passou grande parte da sua juventude ficando bêbado e brigando em bares. Quando um amigo morreu em uma dessas brigas, ele jurou que nunca mais beberia e se tornou um pacifista. Quando recebeu sua notificação militar em 1917, York se apresentou como não-voluntário, mas seu pedido foi negado, sendo enviado para treinamento básico.

Um anos depois, ele foi um dos 17 homens designados para se infiltrar e destruir uma base de metralhadores que guardava uma ferrovia alemã. Enquanto se aproximavam, um dos atiradores os avistou e abriu fogo, deixando 9 dos homens em pedaços.



O que restou da tropa de York...




Os poucos sobreviventes que não tinham enormes bolas de aço saíram correndo, deixando York lá, levando tiros de 32 metralhadoras fixas. Como ele disse em seu diário:


"Eu não tive tempo para me esconder atrás de uma árvore ou de um arbusto, não tive tempo nem para me deitar ou me ajoelhar. Eu não tive tempo para nada a não ser achar os atiradores e dar o melhor de mim. Cada vez que via um alemão, eu simplesmente o derrubava. No começo estava atirando a partir de uma posição privilegiada, que era deitado, bem como nós treinávamos nos alvos nas montanhas do Tennessee, e estava quase na mesma distância, e os alvos agora eram maiores. Eu simplesmente não poderia errar a cabeça ou corpo de um alemão daquela distância. E eu não errei."

Após ter matado, aproximadamente, 20 inimigos, um tenente alemão designou 5 soldados para flanquearem York. Ele puxou sua Colt.45 (que tinha somente 8 balas) e matou todos eles, um feito que chamou de "atirando em perus selvagens no caminho de casa".

Neste ponto, o tenente Paul Jurgen Vollmer gritou de dentro do forte, perguntando se York era inglês. Entendam que, na 2º Guerra, ninguém levava os americanos a sério, e todos pensavam neles como os novatos. Vollmer pensou que este louco/incrível/boludo soldado devia ser algum tipo de Superman inglês que estava mostrando para os maricas americanos como é que se fazia.
Quand York disse que era americano, Vollmer respondeu: "Deus! Se você parar de atirar, eu vou fazer todos se renderem!"

Dez minutos depois, 133 homens vieram caminhando em direção ao que sobrara do batalhão de York. Tenente Woods, superior de York, pensou que aquilo era um contra-ataque alemão, até que viu York, que o saudou e disse: "Cabo York se apresentando com prisioneiros, senhor!"
Quando o atordoado oficial perguntou quantos eram, York respondeu: "Honestamente, Tenente, eu não sei."

O mais próximo que Hollywood chegou foi John Rambo de Rambo.






Claro, Rambo pegou boa parte do exército vietnamita que estava de guarda em um campo de concentração e acabou com todos. Mas isso foi 10 anos após o término da guerra. Não é como se eles estivessem esperando um cara vir entrando no acampamento e derrubando todo mundo.


York mostrou sua macheza no meio da guerra, quando todos eram tão maus quanto Rambo. E York era um pacifista...



Audie Murphy




Quando Audie se alistou para a Marinha, aos 16 anos, ele media 1,65 e pesava 49 kilos. Todos riram de sua cara. Ele tentou, então, se alistar na Força Aérea e eles também riram da cara dele. Então, ele se alistou no exército e eles perceberam que é sempre bom ter mais um inútil no pelotão da frente para absorver os tiros. Chegando lá, descobriram que ele era péssimo em tudo e chegaram a pensar em transferí-lo para cozinheiro.
Porque um cara que não é bom em nada, perto de botijões de gás não é nada perigoso, não mesmo...

Mas ele insistiu que queria lutar , então jogaram a merda no ventilador, ou seja, o mandaram para a guerra.

Durante a invasão da Itália, ele foi promovido a Sargento devido às suas peripécias como atirador, e ao mesmo tempo contraiu malária, o que ele teve por quase toda a guerra. Lembre-se disso.







Ele foi enviado para o Sul da França em 1944. Lá, encontrou um pelotão alemão de metralhadoras que fingiu estar se rendendo, mas atiraram em seu melhor amigo. Murphy virou o Hulk! Ele partiu pra cima, matou todos daquele pelotão, roubou as armas e matou todo o resto que se escondia em um raio de 100 metros. Nisso estavam inclusos dois bunkers e vários snipers. Impressionados com o tamanho dos cojones do garoto, o promoveram para Comandante, lhe deram uma medalha de soldado distinto e imploraram perdão por terem o chamado de "baixinho".

Seis meses depois, ele e seu pelotão receberam a ordem de defender Colmar Poket, uma região crítica na França, mesmo só possuindo 19 pessoas em seu grupo (dos 128 originais) e alguns tanques M-10.

Os alemães apareceram quase que para uma festa, gente que não acabava mais e uma dúzia de tanques. Já que os reforços levariam muito tempo para chegar, eles se esconderam em trincheiras e enviaram os M-10 para fazer o trabalho sujo. Eles foram totalmente destruídos.

Murphy virou o Hulk novamente! Esse projeto de gente com malária correu para dentro de um M-10 capengando, foi para a parte traseira, agarrou a metralhadora e matou todos que estavam em seu campo de visão. E um pequeno detalhe superficial, o tanque estava pegando fogo... E havia um tanque cheio de combustível na traseira, ou seja, era praticamente um atestado de óbito...

Ele ficou ali por quase uma hora, até sua munição acabar, depois disso correu em direção ao seu pelotão com o M-10 explodindo ao fundo, no melhor estilo Mad Max. Por isso, ele recebeu todas as medalhas que o exército possui ( 33 medalhas, mais 5 da frança e 1 da Bélgica) e a Medalha de Honra.

Após a guerra, ele voltou com o chamado "stress de guerra" e passou a tomar antidepressivos. Acabou ficando viciado, e ao invés de ir para um programa de reabilitação como qualquer putinha faria, ele se trancou em um quarto de motel por uma semana e saiu curado. Lá ele teve a idéia de escrever sua autobiografia, entitulada "To Hell and Back", e depois virou ator.


O melhor que Hollywood pode fazer foi Audie Murphy ( Audie Murphy) de To Hell and Back:





Em "To Hell and Back", Audie Murphy atua em seu próprio papel, um herói com bolas de adamantium que prova o seu valor no campo de batalha com seus atos de extrema bravura. O filme foi a película mais sangrenta que a Universal fez durante 20 anos, até a chegada de "Tubarão". Isso mesmo, eles precisaram de um tubarão gigante, comedor de gente para cobrir a fodasticidade de Audie.

Quando um diretor qualquer de Hollywood queria fazer um filme sobre Audie, ele se determinou a ter o próprio Audie no papel principal, mas ele tinha medo de que as pessoas interpretassem de maneira errada as suas intenções com o filme, como um qualquer que apenas quisesse ganhar dinheiro, então ele deixava que os diretores tirassem alguns pedaços da história, por medo de que a audiência de Hollywood não fosse acreditar naquilo.

Audie atuou em mais 33 filmes de faroeste, sem contar outros gêneros e programas de televisão.




"Chora, seu bostinha!"

5 comentários:

  1. Esbelteza está muito cult ultimamente em seus posts B)

    ResponderExcluir
  2. Cultura, a gente vê por aqui. (h)

    ResponderExcluir
  3. Meeeu de onde tu tirou essas histórias?!

    Muito afudê, se os relatos foram verídicos, vou passar a acreditar mais em filmes O.o''

    ResponderExcluir
  4. Ah, esses caras são bem famosos pela net xD

    E sim, é tudo verídico e baseado em momentos da minha vida.

    ResponderExcluir
  5. cara...vc deve tar perdendo dinheiro
    li tudo e adorei...vc eh muito bom no q faz !!!!
    Simo Hayha - essa foi para mim a melhor de todas
    a putima tbm eh show

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...