segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Need for Speed Most Wanted





Decidi abandonar os reviews semanais. É um saco me obrigar a jogar algo ruim (True Crime cof cof) só pra fazer um review - de algo ruim. Então, postarei reviews somente quando me prestar a terminar algum jogo.


Enfim, nós, assíduos PC gamers, sempre fomos deixados de lado quando o assunto era games de corrida. Este gênero era predominante no PSX e N64 e o máximo que recebíamos era um port tosco de algum simulador de Nascar ou Formula 1.

Mas, nossas vidas mudaram quando recebemos a notícia de que ganharíamos um exclusivo de uma das séries de corrida mais renomada: Need for Speed Hot Pursuit 2.

E assim foi. Desfrutamos de todo o potencial do game, abusamos na velocidade e rimos da cara dos policiais... até ele ser lançado para PS2.

Um ano depois, em meio ao caos gerado por Fast and Furious, a EA decidiu que o próximo segmento da série NFS estaria repleto de carros "tunados", corridas clandestinas e para a surpresa e desgosto de muitos, sem perseguições.

Mas isso não bastava, o povo clamava por mais! E assim surgiu Need for Speed Underground 2, com um open world enorme, uma variedade enorme de carros e uma variedade ainda maior de customização. Mas... e a polícia?



Cadê?


Os fãs já estavam sedentos pela adrenalina das perseguições, até que a série rival de NFS lançou um outro game. E eles correram para jogar Midnight Club 3. E perceberam que era a mesma coisa que NFSU2...

Achando que as empresas estavam tirando sarro de suas caras suadas e espinhentas, eles destruíram pontes, causaram caos nos aeroportos do mundo inteiro e roubaram Trakinas da padaria...



É, quem eu tô tentando enganar? O máximo que eles fizeram foi xingar as empresas na Gamefaqs...


PORÉM!!!!!!!!

A Electronic Arts of Mothafriggin America ouviu as preces daqueles gordinhos tetudos e lhes deu Need for Speed Most Wanted.


POLÍCIIIAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!



Most Wanted trouxe a série de volta às suas raízes, àqueles bons tempos de acidentes e perseguições.

Com a série Underground, a EA optou por seguir uma história linear, que consiste de corridas contra seus oponentes e encaixar o Lego com Brooke Burke. Muito disto está presente em Most Wanted, mas a história foi simplificada e ficou mais fácil de ver seus objetivos.

Como de costume, aqui você não possui um nome e nem um rosto. Você é um cara qualquer que chega na cidade de Rockport com uma BMW M3 GTR altamente modificada e começa a mostrar suas proezas no volante para Mia Townsend - a vadia garota que você quer levar pra moitinha - até que é parado pelo Sargento Cross, um policial veterano que jura que irá prendê-lo e acabar com as corridas de rua na cidade. As corridas ficam a seu favor, até que você cruza com um grupo de pilotos, cujo líder é o antagonista Razor, que sabota seu carro e o ganha em uma corrida. Sem um veículo para poder escapar, você acaba sendo preso por Cross, mas logo é solto por falta de evidências. Mia vai até a delegacia para lhe dar uma carona e explica que Razor usou seu carro para subir no ranking e se tornar o nº 1 da Blacklist, um grupo com os 15 motoristas mais procurados pelo Departamento de Polícia de Rockport.


Clarence "Razor" Callahan, antagonista da história e viadinho


Então, Mia lhe ajuda a conseguir um carro para que recupere sua reputação através de corridas e possa derrotar os 14 membros da Blacklist e chegar até Razor.


Ao contrário das séries Underground, em MW as cutscenes são feitas com filmagens live-action, com atores e cenários reais. Alguns efeitos em CGI foram adicionados ao exterior dos carros e ao cenário para acrescentar um estilo visual extra.

Os gráficos variam, dependendo muito da plataforma em que se é jogado. No PSP, possui várias quedas de frame, devido a limitações de hardware. No PC, varia muito, obviamente de acordo com o hardware que sua máquina possui, mas no geral é bem melhor do que a maioria dos consoles. As configurações recomendadas para o PC são as mesmas para o XBOX e 360. É importante notar que o jogo utiliza muito HDRR e motion blur para dar uma sensação maior de realidade.

Como na série Underground, o carro não sofre danos, no máximo um vidro rachado, o que acontece extremamente ao contrário quando se trata dos carros de polícia. Esses chegam a ser totalmente destruídos, dependendo do que causou o impacto.




A jogabilidade de Most Wanted não se difere muito dos outros jogos da série. Escolha um carro e corra contra o tempo ou oponentes. O grande trunfo são as fugas da polícia. Como em Hot Pursuit, é possível que as homens-da-lei apareçam no meio de uma corrida e passem a persegui-lo durante todo o percurso, implementando táticas para pará-lo.
Conforme o jogador avança e consegue carros mais rápidos e passa a depender mais do nitro, surge uma das grandes melhorias em relação a série Underground: o nitro se recarrega automaticamente. É só se manter acelerando que rapidamente sua barrinha verde já estará cheia. Isso dá um ritmo acelerado às corridas e as deixa mais intensas.

Rockport possui 3 regiões diferentes (Rosewood, Camden Beach e Downtown Rockport) e algumas variações de clima. As corridas acontecem entre o nascer e o por-do-sol, ao contrário da noite onipresente de Gotham City Underground 1 e 2. Há também um mundo aberto para andar por aí, mas não há muito o que se fazer além de correr da polícia.

Há três modos de jogo. Quick race é uma rapidinha com os carros e oponentes em qualquer um dos modos que há no modo carreira. Para poder correr contra qualquer um da Blacklist, porém, é necessário uma certa quantia de vitórias, Bounty e Milestones - coisas como "dure 5 minutos fugindo da policia" ou "destrua 15 carros de policia durante uma perseguição". Cada vez que um deles é derrotado, você recebe seis markers e pode escolher dois, sendo três deles bônus. Três são upgrades únicos de performance, visual ou de alguma parte como faróis, roofscoops ou aerofólios. Os bônus são pontos de interrogação aleatórios que podem conter dinheiro, uma saída livre da prisão, caso seja pego não precisará pagar as multas e sairá livre, ou então os documentos do carro de seu adversário.





Há também o "Challenge Series", um modo composto por 69 eventos que aumentam gradativamente de dificuldade. Podem ser simples corridas de um ponto ao outro ou bater em 20 carros de polícia e depois fugir. Os carros que você utiliza são fixos, não há como escolher, e podem ser carros que você utiliza no jogo ou caminhões de lixo e pickups policiais.

No quesito eventos, se mantém as corridas comuns, o Sprint, Drag e Lap knockout para sair os drifts, Street X, torneios URL e Outrun. Porém, Most Wanted possui duas variações que se focam totalmente na velocidade. O primeiro modo, Tollbooth, o jogador corre de um ponto a outro, o mais rápido que puder antes que o tempo acabe. Quanto mais cedo chegar no determinado local, mais tempo receberá para chegar ao próximo. Já o modo Speedtrap consiste em passar por uma câmera da polícia na maior velocidade possível. A cada câmera , a sua velocidade vai se acumulando e você deve chegar no final com um total maior que o de seus oponentes. Se alguém cruzar a linha de chegada antes de você, a corrida não acaba porém o valor somado das velocidades vai sendo diminuído rapidamente.




Como já dito anteriormente, perseguições podem surgir a qualquer momento no meio de um evento ou enquanto se dirige pela cidade, dependendo da área e das infrações que o jogador cometeu. Infrações que vão desde andar fora da estrada à excesso extremo de velocidade. O modo de perseguição é muito mais complexo do que nos games anteriores. A dificuldade é definida pelo "heat level" que aumenta com o tempo de perseguição e com o dano causado. Quanto maior seu "heat", mais agressiva a polícia fica, chegando a mandar bloqueios, tiras de espinhos, helicópteros e SUV's que lhe atiram pra fora da estrada Mas, nem tudo vem direto na sua cara. Uma perseguição no nível 1 fará cinco carros comuns virem atrás de você e uma no nível 5 poderá contar com 25 Corvettes grudados em sua traseira. E ainda há uma grande chance de que o Sargento Cross se junta à perseguição.

Obviamente, ninguém atiraria metade da polícia do país atrás de você sem lhe dar algo para combate-los. Suas duas únicas armas se chamam Speedbreaker e Pursuit Breaker. O primeiro é um slow-motion (similar ao bullet time) que quase pára o tempo e adiciona peso ao seu carro. É excelente para sair de algum lugar apertado, desviar de barreiras ou fazer um drift 180º e ganhar um tempo sobre a polícia. Já o segundo nada mais é do que uma maneira de destruir seus perseguidores. As variações são grandes, desde derrubar um andaime sobre os carros até fazer com que uma rosquinha gigante ou uma torre de telefonia desabe sobre os policiais, destruindo seus carros instantaneamente e aumentando seu Bounty.
E há ainda os "Cooldowns", que são lugares em que você se esconde e que aumentam a velocidade em que a polícia perde seu rastro, como por exemplo túneis ou estacionamentos.





A trilha sonora do jogo é muito bem feita, contendo músicas que aumentam a intensidade das perseguições. Claro, como se fosse um legado horrível de seus antepassados, grande parte da trilha é composta por hip-hops, mas é possível encontar alguma coisa de eletrônica e metalcore, como Avenged Sevenfold, que pra mim é a única que presta, tanto que a deixei como única música ativa no jogo /metal.


"Blinded in Chains", melhor música do jogo!




Meu veredicto: Com uma enorme variedade de carros e customizações, este jogo é um "must have" pra qualquer um que tenha como jogá-lo. Isso tudo sem contar a "Black Edition", uma versão especial que adiciona mais carros, pistas, itens para "tunar" e um novo nível de polícia, se tornando o sexto e deixando aquele que se obtém durante a perseguição final para sétimo. Na minha singela opinião, o melhor Need for Speed já feito até hoje e se você não jogou, um meteoro vai cair na sua cabeça em 5...

4...


3...


2...


1...


HAHA! ò_ó


Um comentário:

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