sexta-feira, 22 de julho de 2011

Os Achievements mais difíceis (e inúteis) de World of Warcraft




Alô, galera de cowboy!


Como muitos devem saber, e se você não sabe, provavelmente vive em uma caverna e se alimenta de insetos ricos em proteínas, resolvi tirar umas férias ( pois conquistar a África e a Ásia ou 24 territórios à minha escolha não é tarefa fácil) e retornei à minha Terra Natal.

Sim, Canoas City, a capital da saúde (pfff...) e do bem-estar (ARGH!). E, sim, ao contrário do que dizem meus milhares de profiles espalhados pelo mundo, eu não sou das Bahamas, Vladivostok ou Bruxelas. Sorry...

E desde que voltei tem chovido em 90% dos dias...

Não que eu tenha baixa resistência a água, mas isso me impede de realizar a maioria dos feitos que estou acostumado a realizar, como ir a padaria, trocar o pneu e correr uma maratona, por exemplo. Sem mencionar o risco à saúde das pessoas que tem que ficar trancadas em casa e não tem o prazer de me ver trocando um pneu aro 16.

Tudo isso junto e misturado faz com que eu só tenha um passatempo disponível: jogar.
Não somente jogos eletrônicos, mas qualquer coisa que possa ser jogada por um ser humano ou por um golfinho, como xadrez e majong, por exemplo.


E por isso, resolvi dedicar alguns posts a esta arte que diverte a mim e a muitos outros companheiros do mundo marítimo. Então, se você não gosta de jogos eletrônicos ou vive na já mencionada caverna e tem aversão a qualquer tipo de tecnologia, deixe de ler e vá lavar a louça ou procurar a tampa de uma caneta Bic.






Se você costuma jogar com alguma frequência, já deve estar familiarizado com o sistema de "Achievements" (ou Conquistas) , onde você ganha uma medalha virtual cada vez que completa alguma tarefa, como chegar ao final de uma fase, ou alguma outra coisa em que os produtores pensaram, como coletar todas as armas rosas do jogo, por exemplo. O XBox Live Gamerscore é praticamente o tataravô de todos os sistemas de Achievements.






É tão comum que acabou se tornando uma piada interna entre os gamers.






World of Warcraft aderiu a este sistema bem cedo, logo que foi o percebido o potencial que havia ali. Vejam bem, várias pessoas já estavam conectadas em WoW pelo sentimento de satisfação, ganhando níveis, matando chefes, pegando as melhores armas e armaduras, jogando o jogo da maneira que ele foi feito. O problema era que haviam jogadores em ambos os lados do muro (super hardcore ou super casual) que não estavam tão conectados quanto poderiam.





Entra o sistema de Achievements. Estas consquistas podem ser ganhadas se fazendo as coisas mais estúpidas, como chegar ao nível 10 ou logar em um dia específico do ano. Isso faz com que as pessoas pensem ter conseguido algo mesmo que nunca pisem em uma dungeon ou matem um Boss.

E do outro lado, os "overachievers", que matam um Boss um mês após ele ter sido inserido no jogo, agora possuem novos desafios na forma de condições completamente arbitrárias sobre a forma de como devem matar o mesmo Boss. Seria como se após um time vencer o Campeonato Brasileiro, você pedisse pra ele vencer novamente o Campeonato, só que dessa vez com uma mão amarrada nas costas e todos usando um chapéu alpino da Bavária.




E o chapéu não pode cair.




Então, alguns Achievements são totalmente inúteis, e outros são insanamente difíceis. Os produtores pensaram que seria divertido fazer alguns que fossem ambos. Como estes...



Old Crafty / Old Ironjaw (ou Muitas Horas de Pescaria)







"Old Crafty" e "Iron Jaw" são nomes de peixes. Você não ganha este Achievement por derrotá-los, ou encontrá-los, ou por fazer qualquer coisa que você esperaria de um jogo de fantasia medieval de matar monstros. Você ganha ele por pegá-los, pescando, com uma vara de pescar.




Certamente é isto que você procura em um MMO baseado em fantasia.




Pescar no WoW é basicamente como pescar na vida real. Você joga a linha e não pode fazer nada mais interessante, porque no momento que você ouvir um "splash", você tem que clicar ou perderá o peixe. Então, você puxará uma linha vazia ou algo que não quer, xingará, e vai atirar a linha novamente, mais ou menos 1.000 vezes, até que pegue Old Crafty ou IronJaw.

Há alguns veteranos em pescaria por aí que dão dicas de como você
pode enganar o jogo, e fazer com que ele deixe você assistir a alguma coisa no seu Media Player enquanto seu personagem realiza a entediante tarefa de pescar.


Porém, a parte complicada é que um destes peixes é encontrado em uma capital da Horda e o outro em uma capital da Aliança. No WoW, você está em uma facção ou em outra, e a outra facção vai te matar à primeira vista (jogadores e guardas das cidades).



Geralmente você precisa de um pequeno exército.




Então basicamente, pegar um dos peixes requer paciência e um bom seriado pra se assistir. Pegar o outro requer que você entre direto em uma cidade cheia de jogadores e NPC's que te matarão no momento que puserem os olhos em você, e é aqui que você deve pegar sua vara de pescar e esperar pacientemente, por horas.

Sua recompensa é um Achievement que ninguém vai ver a menos que cliquem no seu perfil e procurem por ele especificamente, e 10 "Achievement points", que não compram nada e não são parte de nenhuma competição.



BB King






Uma coisa que você começa a perceber é a mania que os produtores de WoW tem de citar trocadilhos ruins e referências da cultura pop. Se você joga regularmente, sabe que o melhor a fazer é balançar a cabeça e seguir em frente.






O Achievement "BB King", requer que você entre nas capitais da facção rival, similar ao anterior, mas (1) você tem que entrar em todas as cinco cidades, e (2) você não pode simplesmente se esconder em um ponto de pescaria. Pelo contrário, você tem entrar diretamente na sala do trono do líder daquela cidade e atirar nele com - é sério - uma espingarda de pressão.





O tiro vai atrair a hostilidade do líder, todos os guardas dele e, provavelmente, levar à sua morte iminente, tanto pelas mãos deles, ou pelas mãos dos jogadores inimigos enquanto você foge através da cidade deles.

Ah, e ela também leva alguns segundos para atirar, pode errar, e pode sair pela culatra, te paralizando por cinco segundos, o suficiente para ser massacrado pelos guardas.




E, pro cara da caverna, esse é o BB King...




School of Hard Knocks






Antes de tudo, duas coisas que você precisa saber: órfãos e battlegrounds. Órfãos são personagens não-combatentes que você pode fazer com que te sigam durante a Semana das Crianças, um evento anual em que você leva um órfão por aí com você para ver coisas específicas que eles sempre sonharam em ver enquanto confinados no orfanato, como o Dark Portal, onde a invasão Orc entrou no mundo, ou uma represa e coisas assim.
Dizem que desnutrição faz mal a um cérebro em crescimento...




Também não ajuda muita com a aparência...




E nos temos os "battlegrounds", que são cenários PVP específicos com objetivos como capturar a bandeira e defender as bases e envolve jogadores em massa matando uns aos outros.


Então, o que pode ser melhor do que unir órfãos e battlegrounds? É como feijão e arroz, é sim!






Todo os anos durante a Semana das Crianças, pessoas que normalmente não jogam PVP irão invadir os battlegrounds, na esperança de cumprir estas tarefas específicas enquanto um órfão as segue por todo o canto, irritando os veteranos do PVP que estão, sabe, tentando vencer o BG...



Além disso, 15 órfãos vão de fofo à assustador...




Insane in the Membrane





Cypress Hill! Ha Ha! Lembrem, como eu já disse, balancem a cabeça e sigam em frente. Este Achievement significa que você aumentou sua reputação com as 8 facções mais inúteis do jogo. É assim que uma facção funciona:

1 - Blizzard as instala como facções oficiais do jogo, o que significa que elas ganham um nome e uma pequena barra de progresso na sua página de reputações.

2 - Blizzard implementa algumas coisas que você pode fazer pra aumentar sua reputação, como quests, itens que podem ser entregues, enfim.

3 - Blizzard cria recompensas que você recebe por ter um certo nível de reputação e insere um NPC que vende estas recompensas.





Há algumas facções no jogo em que eles foram basicamente até o passo 1, então no passo 2, implementaram uma coisa que você poderia fazer pra aumentar a reputação, e então esqueceram de adicionar mais e nunca chegaram até o passo 3. Então, a falta de atenção no passo 2 signicifa que você só pode aumentar sua reputação com essas facções de uma maneira muito lenta e a falta de um passo 3 significa que você não ganha nada por fazer isso, além das pessoas tristemente balançando a cabeça pra você.


Então, os produtores acharam que seria legal dar um Achievement por conseguir a reputação máxima com estas facções, o que uma pessoa calculou que levaria aproximadamente 360 horas de tempo de jogo, tempo que não poderia ser gasto matando chefes, conseguindo equipamentos, ou atingindo qualquer objetivo no jogo, e nem pense em passar tempo com sua família e amigos.


Em troca, você ganha não só um Achievement, mas um título que aparece no final do seu nome!




Então, é, vale totalmente a pena...




Scarab Lord





Lá atrás, entre 2005-2006, uma nova zona foi introduzida, Ahn'Qiraj, e os produtores estavam determinados a fazer com que todos os jogadores apreciarem a beleza do lugar, fazendo com que ele fosse um saco pra ser aberto.


Primeiro, o servidor inteiro, dezenas de milhares de jogadores, Aliança e Horda, tinham que juntar toneladas de itens aleatórios pelo "esforço de guerra", incluindo pedaços de cloth, leather, peixes aleatórios e toneladas e mais toneladas de itens que normalmente você deixa de lado.

Enquanto os peões do mundo estavam fazendo isso, as melhores guilds estavam correndo para se tornarem oficialmente as primeiras a abrirem os portões.

Primeiro, eles tinham que escolher quem na guild iria cortar a fita, e sair loucamente em uma sequência de quests que envolviam invadir dungeons, matar chefes, catar itens raros e juntar 16.800 itens dropados por monstros que não podiam ser mortos por um jogador sozinho




Menos um! Só mais 16.799...




Guilds inteiras passaram dias matando estas 16.800 criaturas e passando a loot para o jogador escolhido para representá-los, que, no fim de tudo isto, receberia a chave, que era um cetro, porque, vocês sabem, mundo de fantasia.

Quando o servidor inteiro tivesse terminado de juntar os itens de "esforço de guerra", e uma pessoa tivesse o cetro, essa pessoa abriria o portão, e travaria o servidor devido ao enorme número de jogadores que se aglomeraram pra ver o evento.



O jogador que abriu o portão receberia o título de "Scarab Lord", assim como qualquer um que tivesse o cetro e conseguisse clicar no portão em até 10 horas após ele ser aberto sem ser pego no travamento do servidor, o que, considerando a enorme precisão necessária, acabou sendo ninguém.




Então, receber este título significava que você poderia andar pela cidade enquanto as pessoas cochichavam: "Esse cara é um Scarab Lord! Só há um em cada servidor!", e algumas dessas pessoas poderiam até se importar com isso.

A maioria de nós só diria: "Ah, legal...", e iria fazer algo mais interessante.




Agora vocês podem se perguntar: "Por que xavascas ele escolheu World of Warcraft ao invés de qualquer outro jogo que tenha Achievements?!"

E eu respondo com maestria, rapidez e precisão cirúrgica:




Esse é o único jogo onde você encontra um círculo de ursos dançando! HA!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...